Odontopediatria em Londrina

Odontopediatria em Londrina - saiba mais sobre os tratamentos. Prevenção, selante, profilaxia, instrução de higiene. Dentista em Londrina- Dentista de criança.

A odontopediatria é o ramo da odonto que lida com bebês, crianças e adolescentes. Mais do que importante, é fundamental, direito e dever de todo pequenino cuidar da saúde bucal. Trazê-los desde cedo ao consultório odontológico, reduz muito as chances de negação de tratamento e dificuldade de manejo (condução do tratamento sem colaboração da criança).

Atendemos também pacientes com TEA (transtorno do espectro autista), entendemos suas limitações e trabalhamos para tornar a rotina de higienização possível, acreditamos que SEMPRE há como melhorar e manter a saúde bucal.

Tudo lúdico e especial: preparamos o consultório para as crianças de uma maneira bem diferente, com muita cor, brincadeira, desenhos, e amor! Afinal, para cuidar de crianças, tem que ter amor.

Hoje em dia é possível, e o que todos nós almejamos, crianças com ZERO cárie! Mas tudo começa com a prevenção. Dentes de leite são “imaturos”, são danificados com muito mais facilidade do que os permanentes, por isso necessitam de um cuidado bem especial.

Para odontopediatria em Londrina, também conhecida como dentista infantil, recebemos os bebês, a partir de 0 anos, para consultas de avaliação que incluem: inspeção da saúde geral e bucal, análise do desenvolvimento das estruturas bucais e dentição, estado dos elementos dentais, limpeza bucal, instrução e dicas de higiene com foco na prevenção de cárie. Preparamos com carinho no consultório um espaço para eles se sentirem ainda mais acolhidos.

Atendimento sob sedação em ambiente hospitalar também é realizado pela nossa equipe, em casos necessários.

Saiba mais informações sobre ortodontia.


Precisando de Dentista Infantil em Londrina?

ENTRE EM CONTATO E AGENDE SUA CONSULTA!


Saiba Mais sobre Odontopediatria – Dentista infantil em Londrina

  • O que é odontopediatria?
  • Qual a idade para iniciar as consultas de uma criança com o dentista?
  • O que é selante e para que serve?
  • Sinais e sintomas de cárie e outros problemas bucais em crianças
  • Com qual idade nascem os primeiros dentes permanentes?
  • O que é sedação em ambiente hospitalar e para que serve?
  • Dentista Infantil em Londrina: conheça nosso atendimento
  • Qual o primeiro sinal de cárie em dente de leite?
  • Como acalmar a criança que tem medo de ir ao dentista?
  • Quando levar meu filho para 1ª consulta de Odontopediatria em Londrina?
  • Meu filho não tem dentes, precisa ir ao Odontopediatra mesmo assim?
  • Quando nasce o primeiro dente permanente?
  • Nasceu o 1º dentinho, e agora? Precisa escovar?
  • Como saber se meu filho tem cárie?

O que é odontopediatria?

Odontopediatria é a especialidade que visa a prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal da criança

Qual a idade para iniciar as consultas de uma criança com o dentista?

Desde bebê. É muito importante para acompanhar o desenvolvimento das estruturas da face, e, se necessário, fazer intervenções corretivas. Aprender a higienizar corretamente a boquinha dos pequenos desde cedo, a língua e as bochechas é fundamental.

Assim que começam a nascer os dentinhos, o bebê estará habituado ao manuseio da boca, o que facilitará o início da fase de escovação.

Quando criança, ele já saberá como é ir ao dentista, e isso vai se tornar uma experiência cada vez mais agradável.

O que é selante e para que serve?

Selante é um material colocado sobre os dentes das crianças para prevenir a cárie. Funciona como uma barreira:
recobre a superfície de mastigação do dente (que é rugosa, e retém placa e alimentos) deixando-a lisa e fácil de higienizar. Libera flúor – ajuda no fortalecimento do esmalte. Tem duração média de dois anos, e vai saindo do dente aos poucos. Deve-se selar todos os dentes permamentes, assim que irrompem totalmente, isto é muito importante para prevenção da cárie – lembrando que o primeiro molar permanente nasce por volta dos seis anos! O selante pode ser transparente ou colorido. Este procedimento é repetido até os 12 anos ou mais, se necessário.

Sinais e sintomas de cárie e outros problemas bucais em crianças

– Manchas brancas, amareladas, marrons e pretas

– Buracos nos dentes

– Gengiva sangrenta

– Reclamações de dor ao comer doce

– Muita demora para nascer ou trocar de dentes

Com qual idade nascem os primeiros dentes permanentes?

Em torno dos seis anos, começam a “nascer” os primeiros dentes permanentes. São os molares, lá no fundo da boca. Por isso, leve com urgência seu filho ao dentista, vou te dizer por que: assim que estes dentes apontam é NECESSÁRIO fazer selante: uma proteção que deixa a superfície lisa e libera flúor, dura alguns anos, preventiva de cárie (as chances de um dente selado cariar são mínimas!!). Conforme surgirem os outros permanentes, será feito o mesmo procedimento. Lembre-se, o principal objetivo da odontopediatria é zero cárie!

O que é sedação em ambiente hospitalar e para que serve?

Você já ouviu falar sobre sedação em odontopediatria? Pois existe e pode ser uma ótima solução em alguns casos, vamos conhecer algumas indicações:

Criança de baixa idade que apresenta múltiplas lesões de cárie – um tratamento realizado com sedação em odontopediatria faz possível que todos os procedimentos sejam realizados em sessão única sem depender da colaboração da criança e sem que seja necessário fazer a contenção física (segurar a criança).

– Criança/ adolescente autista que necessita de tratamento para doença cárie (restauração, tratamento de canal, extração) ou até mesmo tratamento preventivo (limpeza/raspagem de tártaro e selantes) e não apresenta adequada colaboração para que o tratamento seja realizado em consultório a sedação em odontopediatria se faz uma ótima opção de tratamento para que o paciente tenha a saúde bucal restabelecida.

Criança que precisa de tratamento imediato e não apresenta colaboração – o tratamento deve ser realizado o quanto antes mas se não foi possível o condicionamento do comportamento para tratamento em consultório o caso pode ser levado para sedação e posteriormente dar continuidade ao condicionamento e tratamento preventivo. Por exemplo, quando a criança mora em uma cidade que não apresenta essa possibilidade de tratamento, podemos realizar o procedimento e logo após a criança retorna para sua cidade e dá continuidade ao tratamento preventivo e condicionamento com o odontopediatra responsável.

“A Odontopediatria cada vez mais envolve diferentes áreas e novas tecnologias que não só fortalecem as manobras preventivas, como também as atividades restauradoras, reabilitadoras e cirúrgicas, objetivando sempre, uma abordagem conservadora, estética e funcional.

No planejamento do tratamento, o manejo da criança merece uma atenção especial e deve ser usado como recurso efetivo de qualidade, segurança, conforto e no bom relacionamento durante as intervenções clinicas exigidas particularmente em casos onde a cooperação infantil dificulta a decisão na técnica selecionada. A aceitação positiva da criança ao tratamento odontológico nem sempre é possível pelos meios comuns de reforço positivo e de comunicação, por alterações no desenvolvimento físico e/ou mental, da personalidade ou por doenças sistêmicas graves e experiências vividas anteriormente que revertem em graves distúrbios de comportamento.

A contenção química oferece apoio no tratamento de pacientes que tem dificuldade para cooperar nas consultas rotineiras, controlando o medo e a ansiedade, onde poderia ser exaltada ou agravada com a contenção física. Dentre os métodos empregados, a sedação com óxido nitroso, anestesia dissociada e a anestesia geral, quando utilizada por profissionais e/ou equipes especializadas munidas de equipamentos adequados, diminui os fatores de riscos e prioriza o bem estar do paciente.

A anestesia geral é definida como um estado controlado de inconsciência, acompanhada por queda parcial ou completa dos reflexos protetora, incluindo a habilidade de respiração com independência a responder voluntariamente a estimulação física ou comando verbal. A criança para tratamento odontológico sob anestesia geral necessita de ambiente hospitalar e do médico anestesista permitindo temporariamente a ausência de ansiedade e encontrando-se imóvel e inconsciente favorecendo assim o tratamento dentário.”

Fonte: Bengtson CRG, Bengtson NG, Bengtson AL, Pinheiro ASL, Mendes FM. O uso da anestesia geral em odontopediatria. Rev. Inst. Ciência Saúde.

Dentista Infantil em Londrina: conheça nosso atendimento

Crianças a partir de seis anos . Consultas de avaliação e tratamentos de clínica geral e preventivo. Atendimento pode ser feito com desenho animado na TV, distrai a criança e gera mais simpatia pela odontopediatria.

Qual o primeiro sinal de cárie em dente de leite?

O primeiro sinal da cárie é uma manchinha branca. Nessa fase, existem tratamentos que podem reverter esse processo, mas não podemos perder tempo, ou começará o processo de cavitação, onde abre um “buraquinho”, e então o tratamento será mais invasivo.
Por isso o acompanhamento na odontopediatria é muito importante.

Como acalmar a criança que tem medo de ir ao dentista?

A resposta é com condicionamento do comportamento: carinho, paciência, muito exemplo de ludicidade e respeito ao tempo da criança. Para uma consulta ou tratamento odontológico é preciso da colaboração da criança , que muitas vezes , nas primeira consultas tem medo ou receio de ir ao dentista. Para ela se sentir segura, é importante conhecer o ambiente, o profissional e criar um vínculo.⁣⁣

Uma das técnicas usadas é o “mostrar e fazer”: consiste em mostrar através de brincadeiras e materiais lúdicos, o que o dentista faz, quais os objetos que usa, e explicar o que vamos fazer na boquinha dela. O objetivo é ter a confiança da criança! Para então conseguir realizar os procedimentos necessários com tranquilidade e alegria.

Quando levar meu filho para 1ª consulta de Odontopediatria em Londrina?

Essa é uma dúvida de muitos pais. A consulta com dentista especialista em bebês e crianças pode ser antes do nascimento dos primeiros dentinhos. Nesse momento os pais:
✔ Irão receber todas as orientações dos nascimentos dos primeiros dentes e como prevenir a doença cárie.
✔ Orientações sobre Aleitamento, uso de bicos (mamadeiras e chupetas ) e alimentação.
✔Orientação e treinamento de como realizar a higiene bucal do bebê

IMPORTANTE: ? A partir do momento, em que nasce o primeiro dentinho é imprescindível levar para uma consulta, agora além da higiene da boca é preciso escovar os dentinhos (de forma correta, com pasta e quantidade adequadas) . Vale lembrar que é normal o choro do bebê/ criança pequena para limpar a boquinha, e até mesmo escovar os dentes. O choro é uma forma de comunicação, mas não podemos deixar de realizar! Com todas essas orientações, escovação em casa e visitas regulares ao odontopediatra é possível uma infância sem cáries!

Meu filho não tem dentes, precisa ir ao Odontopediatra mesmo assim?

Mesmo sem os dentinhos é importante a limpeza da boquinha , pois remove os resíduos e também, a mamãe e o bebê vão se acostumando com a manipulação da boca e criando rotina de higiene bucal.

IMPORTANTE: ? A partir do momento, em que nasce o primeiro dentinho é imprescindível levar para uma consulta, agora além da higiene da boca é preciso escovar os dentinhos (de forma correta, com pasta e quantidade adequadas) .Vale lembrar que é normal o choro do bebê/ criança pequena para limpar a boquinha, e até mesmo escovar os dentes. O choro é uma forma de comunicação, mas não podemos deixar de realizar! Com todas essas orientações, escovação em casa e visitas regulares ao odontopediatra é possível uma infância sem cáries!

Quando nasce o primeiro dente permanente?

Por volta dos seis anos surge (podendo ser um pouco antes ou depois, dentro da normalidade), sem cair nenhum dentinho de leite, nossos queridos PRIMEIROS MOLARES. Dentes que ficarão pra sempre na boca, por isso necessitam um cuidado mais que especial e é fundamental que a criança seja levada a um Odontopediatra em Londrina. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atenção:
– a higienização destes dentes é mais difícil, pois eles nascem atrás de todos muitas vezes sem que se perceba .
– nestes dentinhos começamos a prevenção com selantes – uma camada protetora que deixa esse dente muito mais forte e mais fácil de higienizar.

Se seu filho tem dentes permanentes sem selante, se informe com urgência! Nessa fase iniciamos avaliações ortodônticas, e intervenções rápidas podem evitar problemas graves.

Nasceu o 1º dentinho, e agora? Precisa escovar?

Que fase linda e, as vezes, de muito sufoco! é um ????? na fase da higienização e não tem mais como adiar: é obrigatório levar no dentista!⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O pulo do gato pra iniciar uma infância sem cáries é agora! Cuidar desde o primeiro dentinho criará um hábito de prevenção muito difícil de se desfazer. Esse hábito pode garantir uma criança #zero cárie e um adulto sem medo e sem traumas.

Nessa fase, a função da odontopediatria é: examinar e ensinar os pais como limpar CORRETAMENTE, ensinar sobre o uso de flúor na pasta e a quantidade e frequência adequadas,instruir sobre consumo de açúcar na primeira infância, e o que pode ser feito para ajudar nos sintomas de nascimento dos dentinhos, inclusive sobre uso de medicações. Esse é o diferencial da nossa consulta infantil em Londrina.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Algumas dicas:⠀
-Não escove com dedeira! Ela não limpa, apenas massageia.⠀
-Sorvete feito em casa ajuda a aliviar os sintomas do nascimento dos dentinhos ⠀
-Cuidado! acidentes com chupetas costumam causar problemas agora que temos dentinhos e bebês cada vez mais ativos.

Como saber se meu filho tem cárie?

Alguns sinais como buraquinhos, manchas brancas, amareladas ou mesmo pretas são possíveis sinais de cárie. Se a criança reclama de dor ao comer doce, dor com coisas geladas e quentes, também é um alerta. Caso o rostinho dela inche, ou surja bolinha de pus próximo ao dente: pode ser ainda mais grave.

Na nossa consulta de odontopediatria em Londrina é que iremos confirmar o diagnóstico, as vezes, precisamos inclusive de exames de Raio X para auxiliar.



Quero mais informações sobre Odontopediatria em Londrina


Caso você tenha mais alguma dúvida, questionamento ou qualquer outro assunto relacionado a Dentista Infantil em Londrina, por favor, entre em contato, será um prazer para nós, ajudar você.


Seu Nome*

Seu E-mail*

WhatsApp*

Deixe uma mensagem*


TELEFONE FIXO

Em horário comercial
(43) 3064-0090


CELULAR

WhatsApp
(43) 9.9927-0725


ENDEREÇO

Av: Higienópolis, 70
2.º Andar – Sala 24
Centro – Londrina/PR

Odontopediatria em Londrina: Dentista Infantil – 2022 – Todos os direitos reservados
    Assista os Stories
    Chame no WhatsApp
Desenvolvido por Digitaria - Agência de Marketing Digital