A Limpeza de dentes é um dos tratamentos oferecidos na clínica odontológica. Consiste na remoção da sujidade acumulada com o tempo (placa, tártaro, cálculo). Isto permite que a gengiva permaneça sadia e sem sangramento, o hálito agradável e previne a mobilidade dentária.
Utilizamos para isso uma ferramenta moderna e eficaz: o aparelho JetLaxis Sonic (Schuster),que faz raspagem ultrassônica e contém o jato de bicarbonato. Com muita rapidez esta limpeza de dentes em Londrina é executada, na maioria dos casos não há dor nem incômodo, e a diferença é percebida na hora! É fundamental manter os dentes limpos para prevenir doença periodontal.
A Dra Thaísa é nossa especialista em Periodontia, área em que já deu aulas para graduação. Faz com esmero o tratamento e acompanhamento regular de nossos pacientes com doença periodontal. Dentro da sua especialidade, também entra a gengivoplastia e cirurgia de recobrimento radicular.
Saiba mais informações sobre restauração de dentes em Londrina
É um aparelho automatizado, que veio para substituir as antigas curetas, que machucavam a gengiva e aumentavam muito o tempo de tratamento. Com o ultrassom, uma ponta de metal é encostada sobre o dente, e sua vibração ultrassônica juntamente com o jato d’água fazem todo o tártaro se soltar dos dentes.
O Jet Laxis Sonic é equipamento que utilizamos: ultrassom piezoelétrico e jato de bicarbonato de sódio para profilaxia odontológica montados sobre uma base e composto de capa injetada em ABS com painel de policarbonato. Possui válvulas solenóides que cortam e liberam instantaneamente a passagem de ar e água, fazendo com que a mistura de ambos se dê somente na saída (parte externa) da caneta de bicarbonato. O ultrassom piezoelétrico é ativado por pastilhas cerâmicas com frequência de 32.000Hz.
A periodontia é a especialidade que cuida da saúde dos tecidos que sustentam o dente, por isso é muito importante. O acúmulo de placa bacteriana é a origem da imensa maioria dos problemas bucais. A placa não removida evolui, formando o tártaro.
Esta doença acomete os tecidos que envolvem o dente e o sustentam na boca. Sua origem é, principalmente, da placa bacteriana, mas existem outros fatores, como: escovação incorreta, gravidez, genética. Varia desde a gengivite, em que a gengiva fica avermelhada, inchada e sangra com facilidade, mas pode evoluir para doença periodontal, onde além dos problemas já citados, os dentes ficam com mobilidade.
Deve-se analisar o grau de doença dos tecidos. Pode-se controlar os danos fazendo acompanhamento e raspagens regulares. Se você percebe alguma mobilidade, procure tratamento com urgência, pois isto ainda pode ser revertido, ao contrário, pode resultar na perda do dente. Quem tem doença periodontal não pode deixar de ir ao dentista, é uma condição muito delicada e tem que ser monitorada, para evitar a perda de dentes.
Saiba mais informações sobre – Odontopediatria em Londrina
Ele é complementar às ações que de fato irão remover a placa bacteriana: escovação e fio dental. Sozinho, ou utilizado com escovação feita de maneira incorreta e sem fio, de nada adianta.
O acúmulo de placa e tártaro é o início da maioria das doenças bucais, inclusive a cárie. Quando mantemos os dentes limpos, evitamos a desmineralização dentária e consequentemente evitamos a restauração de dente.
É uma técnica utilizada para corrigir e modificar o formato das gengivas. Muito procurada por motivos estéticos, ela transforma o sorriso de quem se incomoda com o excesso de margem gengival e tamanho pequeno dos dentes, pois age liberando o dente e recriando um formato de sorriso totalmente novo. A gengivoplastia também pode ser feita quando a gengiva ‘cresceu’, melhorando a higienização dos dentes.
Este procedimento deve ser feito por um especialista em Periodontia.
Quais as indicações de uma Gengivoplastia ( Plástica Gengival)?
– Alinhar e nivelar gengivas sem harmonia;
– Eliminar ou atenuar o sorriso gengival;
– Modificar a arquitetura tecidual;
– Remover gengivas crescidas durante tratamento com aparelho ortodôntico;
– Facilitar a higienização dos dentes (remoção de placa bacteriana).
É um procedimento para cobrir raízes expostas por retração gengival . Pode ser feito de diversas maneiras, com ou sem uso de enxertos de gengivas, para recuperar a gengiva retraída, que causa muito incômodo, sensibilidade (muitas vezes é necessário tratamento de canal, restaurações e até prótese) e também pode gerar problemas culminando na perda do elemento dental. É a cirurgia plástica gengival para recobrimento radicular, uma técnica que, apesar de popular, exige atenção às indicações, e para maior chance de sucesso, deve fer realizado por um especialista em Periodontia. A Dra Thaísa é nossa especialista nesta área.